Intercâmbio

Como solicitar o visto estudantil francês

Tá indo fazer um intercâmbio na França e tem algumas dúvidas de como funciona o processo para solicitar o seu visto estudantil francês? Então leia este artigo.

Em 2019 eu fui selecionado para participar do programa de intercâmbio BRAFITEC (O que é o BRAFITEC), onde estudantes de engenharia têm a oportunidade de cursar uma parte da sua graduação na França.

Como passaria um ano estudando na França, então precisei de um visto estudantil que me permitisse viver por lá. Este artigo vai contar a minha experiência nesse processo.

Minha situação

Existem várias situações e motivos para se solicitar um visto francês, até mesmo para um visto estudantil existem diversas categorias.

Como eu passaria mais de 90 dias na França eu precisava de um visto de longa duração, além disso o meu visto deveria ser do tipo estudante bolsista que enquadra os programas da CAPES, CNPq e outros.

Eu vou deixar o link do consulado francês aqui para você dar uma olhada nas categorias de vistos. Basta descer um pouco a página que você logo vê a lista dos vistos de longa duração.

Agendamento

Para realizar o agendamento da entrevista para o visto existem algumas regras. Acontece que existem basicamente três lugares no Brasil onde você pode realizar a solicitação de visto, mas isso vai depender do seu local de residência.

Isso porque cada embaixada possui a sua região de atendimento. Aqui embaixo está uma imagem que copiei do site do Campus France.

Mapa do Brasil mostrando onde cada embaixada é responsável de acordo com as regiões

Note que se por acaso você estiver estudando no Rio de Janeiro, mas o comprovante de residência que você vai utilizar for de São Paulo então você deve se apresentar no consulado de São Paulo. Vai depender de qual comprovante de residência no Brasil você vai utilizar.

Por motivo de COVID atualmente o agendamento está sendo feito por e-mail. Mas se você quiser saber mais clique aqui.

Aqui embaixo está a lista com os links de cada embaixada para você realizar o agendamento do visto:

  • Brasília – consulat.brasilia-amba@diplomatie.gouv.fr
  • Rio de Janeiro – visa.rio-de-janeiro-fslt@diplomatie.gouv.fr
  • São Paulo – visas.sao-paulo-cslt@diplomatie.gouv.fr

Quando fiz o meu agendamento ele era realizado por meio de um site e não por e-mail. Para isso eu também precisei do meu número de passaporte. Além disso, pra dar certo precisou ser feito no navegador Mozilla. Como o site não está mais disponível, não poderei colocar aqui o passo a passo de como fiz para solicitar a minha entrevista.

Eu recebi um documento no meu e-mail comprovando a data do meu agendamento, e era possível reagendar desde que houvesse data e horário disponíveis.

Vale lembrar que para solicitar o visto estudantil francês para estudantes bolsistas a gente não precisa pagar.

Documentação

Se você preferir pode baixar a lista das documentações necessárias para a solicitação do visto, essa lista encontrei no site da embaixada da França no Brasil:

Tenha com você a cópia de todos os documentos.

1 – Número identificador CAMPUS FRANCE

Aqui no blog escrevi um artigo do passo a passo para você obter o seu número identificador CAMPUS FRANCE. Como preencher o formulário Campus France.

2 – Carta de aceite da universidade francesa

Esta carta é a mesma que você utilizou para preencher o formulário Campus France (Como Preencher o Formulário Campus France). Nela é preciso que conste a duração do seu intercâmbio, data de início e data de fim.

3 – A QUI DE DROIT

Esse documento é emitido pela CAPES e nele consta o montante que você receberá de bolsa e por quanto tempo. Esse documento também é utilizado para preencher o seu formulário do CAMPUS FRANCE.

4 – Comprovante de residência no Brasil

O seu comprovante deve ser de no máximo 3 meses antes da sua reunião na embaixada. Ou seja, quanto mais recente melhor. Se você estiver na dúvida de qual documento eles aceitam como comprovante de residência então leve mais de um, água, eletricidade, internet, telefone.

Lembre-se que o seu documento de residência é quem vai dizer para qual das três embaixadas você deve ir: Brasília, Rio ou SP. Tome cuidado para não solicitar o visto na embaixada errada.

5 – Certidão de nascimento ou casamento

Bem, esse item é auto explicativo. Não é preciso de uma tradução juramentada. Leve o seu BR mesmo.

6 – Diploma ou histórico escolar da universidade brasileira

Acredito que também seja auto explicativo. Garanta que seu histórico esteja assinado pela secretaria da sua instituição. Também não precisa estar traduzido.

7 – Passaporte

Obviamente o seu passaporte deve ter a validade para o período que você estará na França, mas a embaixada solicita que seja de pelo menos um ano. Você também vai precisar levar cópias das páginas do seu passaporte que contenham os seus dados pessoais.

8 – Fotos

O formato exigido pela embaixada francesa em Brasília e São Paulo é de 3,5cm x 4,5cm, já a embaixada do Rio exige no formato 4cm x 5cm.

As embaixadas solicitam duas fotos recentes nesse formato para que você possa obter o seu visto estudantil. São as nossas fotos 3×4 utilizadas nas documentações, só que maiores.

Talvez você tenha que ir à uma gráfica para poder conseguir esse formato.

Aqui está um documento explicando como as fotos devem ser:

9 – Alojamento na França

Você vai precisar comprovar para a embaixada que você não vai dormir na rua por pelo menos 3 meses, os seus primeiros três meses.

Existem vários documentos que poderão ser usados para comprovar que você vai ter um teto na França.

Pode ser comprovante de alojamento do CROUS, aluguel com terceiros (colocation, location), mas existem alguns critérios. Estou planejando escrever um artigo só sobre como conseguir alojamento na França.

Se você tiver alguma dúvida aconselho a você perguntar diretamente à embaixada, por exemplo, se eles aceitam do AirBnB. Tem gente que consegue falar com eles por WhatsApp.

Mas já esteja preparado para ser mal atendido, algumas pessoas são sortudas, outras… Bem, é só olhar as avaliações no Google Maps.

10 – Formulário de pedido de visto de longa duração

Este formulário você conseguirá obter aqui: DEMANDE DE VISA POUR UN LONG SÉJOUR.

Ele deve ser preenchido com letras de forma, datado e assinado.

A tradução dos itens do formulário vou deixar aqui para você baixar:

Entrevista

Com todos os documentos em mãos chegou a hora da entrevista, agora é hora de efetivamente solicitar o visto estudantil francês.

No dia e hora do seu agendamento você deverá se apresentar à embaixada. Tome cuidado para não ir pro lugar errado.

Uma das pessoas que foram solicitar o visto no mesmo dia que eu acabou indo pro lugar errado e quase perdeu a hora. Acontece que ao colocar Consulado da França Brasília no Google Maps aparecem dois lugares.

Mapa de Brasília mostrando as duas embaixadas que aparecem no mapa do google

Enquanto ele deveria ter ido para a embaixada 2 ele foi para a embaixada 1. Portanto verifique no seu comprovante de agendamento qual é o local correto. O meu foi este:

Logo na portaria me pediram o comprovante de agendamento e meus documentos de identificação. Ao entrar solicitaram que eu guardasse meu celular em um armário que fica perto da portaria e me entregaram a chave.

Depois disso é que pude me dirigir ao local onde seria a entrevista.

Eu fui o primeiro a ser atendido. Tinham duas pessoas da embaixada fazendo o atendimento das entrevistas. A verdade é que não foi bem uma entrevista, porque quem me atendeu não falou nada, ele apenas pegou meus documentos e verificou se estava faltando alguma coisa.

Lembro que pra esse dia eu levei bem mais do que uma cópia dos documentos. Sabe a ficha de solicitação de visto de longa duração? Eu tinha comigo 3 folhas daquelas, uma preenchida e as outras duas vazias para caso dissessem que preenchi errado, e uma outra caso eu preenchesse errado de novo.

O ponto é que eu não queria ter que voltar lá, imagina ter que remarcar tudo de novo, talvez nem desse tempo de conseguir o visto antes da data de ir pra França. Por isso tenha o backup do backup, vai por mim.

Pra não dizer que não troquei palavras com quem me atendeu eu perguntei como seria para eu receber o passaporte com o visto. O visto não é dado na hora, por isso o passaporte fica com a embaixada até analisarem as documentações e colocarem o visto no seu passaporte.

Recebimento do passaporte com o visto

Me foi dito que quando o passaporte estivesse pronto e liberado eu receberia um e-mail avisando que eu poderia ir buscar.

Mas eu não moro em Brasília, e eu não poderia ficar lá por 10 ou 15 dias úteis (que é o tempo médio para o visto ficar pronto).

Então perguntei se outras pessoas poderiam pegar no meu lugar. O entrevistador disse que sim, mas que pra isso eu deveria avisar no e-mail que outra pessoa iria no meu lugar, além disso a pessoa deveria levar uma carta escrita e assinada por mim dando à ela a autorização.

Mas se por acaso você não tiver ninguém para pegar o passaporte no seu lugar ele também pode ser entregue via correios, é só você solicitar que eles enviarão para você.

Estive na embaixada dia 12 de julho de 2019 e no dia 31 eu recebi o e-mail avisando que meu passaporte e visto estavam disponíveis.

E-mail da embaixada francesa notificando que o visto foi aprovado e estão aguardando ir buscar o passaporte

Na carta que deixei com meu amigo escrevi isto e assinei:

Eu, Kelwyn da Silva Oliveira, residente na rua _____, n___, bairro ______, CEP_____, Manaus – AM – BRASIL, portador do CPF ______, RG _____, passaporte ______, autorizo Fulano da Silva, portador do CPF ___, RG _____, a receber meu passaporte na Embaixada Francesa de Brasília.

Ele foi tirar o visto no mesmo dia que eu e a Lídia. Nós estudamos na mesma escola e fomos juntos para a França. Ele ficaria um tempo na casa da mãe dele em Brasília antes de voltar para Manaus, então ele poderia pegar nossos passaportes e nos entregar quando voltasse.

Sobre o visto é isso.

Mas se por acaso você ainda tiver alguma dúvida deixe um comentário ou fale comigo por alguma das minhas redes sociais.

Até a próxima.

Você também pode gostar...