Calculadora

Uso de variáveis com a calculadora

Neste artigo vou falar sobre o uso de variáveis com a calculadora.

As instruções aqui apresentadas são para as calculadoras nos modelos da CASIO FX-82MS, FX-83MS, FX-85MS, FX-270MS, FX-300MS e FX-350MS, mas alguns outros modelos não citados podem apresentar semelhanças.

Muita gente que tem uma calculadora científica sabe que é possível utilizar variáveis em cálculos, mas poucas sabem como fazer isso.

Então para você não ser uma delas basta seguir com a leitura. Saiba que o uso de variáveis da sua calculadora pode te ajudar a ir mais rápido com os cálculos.

Vídeo no YouTube:

Limpeza da memória

Antes de começar qualquer cálculo utilizando as variáveis lembre-se de limpar a memória da calculadora.

Pressione SHIFT e depois CLR, escolha a opção 3 (All) e pressione igual para limpar a calculadora devolvendo as configurações padrões.

Se você quiser somente limpar a memória mas não quer devolver para as configurações padrões basta escolher a opção 1 (Mcl ou Scl) em CLR.

Não esqueça de pressionar a tecla igual, essa é forma que você tem para dizer a calculadora que você tem certeza que quer fazer a limpeza.

As variáveis

Com as variáveis você pode armazenar dados, constantes, resultados e outros valores.

O seu uso é recomendado somente no modo COMP.

Em cálculos estatísticos (modos SD e REG) a calculadora pode utilizar as variáveis para armazenar valores, dessa forma um valor que você tinha armazenado anteriormente pode acabar substituindo.

As variáveis possíveis estão escritas em rosa na calculadora e são as letras de A até F, e existem também as variáveis X, Y e M.

Contudo a memória M é utilizada como memória independente da calculadora. Você pode inserir valores nela, mas ela possui funções bem mais características.

Atribuição de valores às variáveis

Para atribuir um valor à uma variável é bem simples.

Basta digitar a operação/valor que se deseja armazenar, após isso selecione a opção STO (SHIFT RCL) e em seguida pressionar a variável que deseja utilizar.

STO vem do inglês e é a abreviação para storage que traduzindo quer dizer armazenar.

imagem do processo de armazenamento de um valor numa variável da calculadora - artigo uso de variáveis com a calculadora
imagem do processo de armazenamento de um valor numa variável da calculadora resultado - artigo uso de variáveis com a calculadora

Uso das variáveis

Para verificar o valor de uma variável você pode simplesmente chamar por ela. Você faz isso pressionando a tecla RCL e após a variável cujo valor se deseja verificar.

RCL é a abreviação para a palavra inglesa recall que traduzindo quer dizer recordar/lembrar.

processo de uso da tecla recall para verificar o valor armazenado numa variável da calculadora
processo de uso da tecla recall para verificar o valor armazenado numa variável da calculadora resultado

Após inserir o valor em uma variável da calculadora você deseja utilizá-lo em algum outro cálculo.

Para inserir a variável na expressão é preciso chama-la para a sua expressão. A forma de fazer isso é pressionar a tecla ALPHA e depois o botão da variável que se deseja utilizar no cálculo.

Por exemplo o valor 15,3 foi inserido na variável B.

Mas agora eu desejo utilizá-lo para realizar o cálculo de 4+B.

Dessa forma fica:

Passos para inserção do valor 15,3 na variável B

Agora você é capaz de dizer que sabe utilizar as variáveis da calculadora e até montar estratégias para fazer cálculos mais rápidos na hora da prova.

Gostou e acha que vai ajudar mais alguém? Então compartilhe.

Tem alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários ou pode vir falar comigo pelas redes sociais, os links estão no rodapé do site.

Você também pode gostar...